Paróquia Menino Jesus - Reserva-PR

terça-feira, 24 de maio de 2011

Orações Litúrgicas


Sinal da Santa Cruz
Pelo sinal da Santa Cruz , Livrai-nos , Deus , nosso Senhor , dos nossos inimigos.
Em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo.
Amém

Hino de Louvor
Glória a Deus nas Alturas , e paz na Terra aos homens por ele amados. Senhor Deus , rei dos céus , Deus Pai Todo-Poderoso. Nós vos louvamos , nós vos bendizemos , nós vos adoramos , nós vos glorificamos , nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo , Filho unigênito. Senhor Deus , Cordeiro de Deus , Filho de Deus Pai . Vós que tirais o pecado do mundo , tende piedade de nós . Vós que tirais o pecado do mundo , acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai , tende piedade de nós . Só vós sois o Santo . Só vós o Senhor . Só Vós o Altíssimo , Jesus Cristo . Com o Espírito Santo , na glória de Deus Pai . Amém

Profissão de Fé – Credo (Símbolo Apostólico)
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso , criador do céu e da Terra , e em Jesus Cristo , Seu único Filho , nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado , morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.  Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos Pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.
Amém

Profissão de Fé – Credo (Símbolo Niceno-Constantinopolitano)
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à  direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos  mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.

Pai Nosso
Pai nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém

Atos


Ato de Caridade
Eu v os amo , meu Deus , de todo o meu coração e sobre todas as coisas , porque sois infinitamente bom e amável , e antes quero perder tudo do que Vos ofender . 
Por amor de Vós , amo o meu próximo como a mim mesmo.

Ato de Fé
Eu creio firmemente que há um só Deus em três Pessoas realmente distintas : Pai , Filho e Espírito Santo . Creio que o filho de Deus se fez homem , padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que , ao terceiro dia , ressuscitou . Creio em tudo o mais que crê e ensina a Igreja de Cristo , porque Deus , verdade infalível , lho revelou . Nesta crença quero viver e morrer . Senhor aumentai a minha fé.

Ato de Confiança
Eu espero , meu Deus , com firme confiança , que , pelos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo , me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la , porque Vós , sumamente bom e poderoso , o haveis prometido a quem observar o Evangelho de Jesus , como eu me proponho fazer com o Vosso auxílio

Ato de Contrição (1)
Meu Deus , eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido , porque sois tão bom e amável . Prometo , com a vossa graça , esforçar-me para ser bom. Meu Jesus , misericórdia !

Ato de Contrição (2)
Senhor meu Jesus Cristo , Deus e homem verdadeiro , Criador e Redentor meu : por serdes Vós quem sois , sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas , e porque Vos amo e estimo , pesa-me , Senhor , de todo o meu coração , de Vos Ter ofendido ; pesa-me também de Ter perdido o céu e merecido o inferno ; e proponho firmemente , ajudado com o auxílio de Vossa divina graça , emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender . espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.
Amém

Orações a Nossa Senhora


Ave Maria
Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de hora de nossa morte.
Amém

Salve Rainha
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vos suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Lembrai-vos
Lembrai-vos, ó Piíssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por vós abandonado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a vós, ó Virge, entre todas singular, como Mãe recorro, de vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados, me prosto a vossos pés.
Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo.
Amém.

O Angelus
O Anjo do Senhor anunciou a Maria...........E Ela concebeu do Espírito Santo...........Ave Maria ...
Eis aqui a serva do Senhor............ Faça-se em mim segundo a Tua palavra............ Ave Maria ...
E o Verbo se fez carne............ E habitou entre nós............ Ave Maria ...
Rogai por nós , santa Mãe de Deus............ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos :
Infundi , Senhor , nós Vos pedimos ; a Vossa graça em nossas almas , a fim de que nós , pela anunciação do Anjo , conheçamos a encarnação de Jesus Cristo , Vosso Filho , e pela Sua paixão e morte cheguemos à glória da ressurreição , pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém

À Rainha dos Anjos
Augusta Rainha dos céus e Senhora dos anjos, que recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás, nós vos pedimos humildemente: Enviai as legiões celestes, para que, sob as vossas ordens, elas persigam os demônios, combatam-nos em toda a parte, reprimam a sua audácia e os precipitem no abismo. Quem é como Deus? Santos anjos e arcanjos, proteger-nos, defendei-nos! Ó boa e terna Mãe, vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança! Ó divina Mãe, enviai os vossos anjos para que nos defendam e afastem de nós o cruel inimigo!
 Assim seja.

Consagração ao Imaculado Coração de Maria
Ó Coração lmaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens ! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de vos buscar incessantemente. Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Conceder que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração. Amém!
- Oração ditada por Nossa senhora a Jelena (Medjugorje, novembro de 1983)

Consagração à Nossa Senhora (1)
Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Consagração à Nossa Senhora (2)
Ó Maria, Mãe de Jesus e minha Mãe, eu vos consagro neste dia todo o meu ser. Ponho em vossas mãos tudo o que sou e tenho. Confio à vossa proteção todos os meus projetos e desejos. Fazei que tudo seja para o bem de todos, principalmente daquelas pessoas a quem devo amar mais. Formai em mim um coração bondoso como o do vosso Filho Jesus, de onde todos possam receber a paz, a justiça e o amor. E guardai-me no vosso coração materno, para que nenhum mal me aconteça e todo o bem me venha. E fazei-me lembrar sempre de que sou vosso fi1ho. Amém. - Santa Maria, Mãe de Deus e da Igreja, guardai unida no amor a igreja do meu lar. Amém.

Consagração à Santíssima Virgem Maria
Eu te escolho hoje, ó Maria, na presença de toda a corte celeste, por minha Mãe e minha Rainha. Eu te entrego e consagro, com toda submissão e amor, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e, também, o valor de minhas boas ações passadas, presentes e futuras. Concedo-te inteiro e pleno direito de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção, segundo tua boa vontade, para maior glória de Deus. Amém .

Mãe de Misericórdia
Roga por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Roga por todas as famílias, santa Mãe de Jesus Cristo, para que comecem em sua casa a verdadeira fraternidade cristã ! Roga pelos filhos e pelos pais, santa Mãe da Igreja, para que imitem os teus exemplos em Nazaré ! Roga pelas mães abandonadas, pelas mães sofridas, roga pelos filhos sem família, pelos órfãos sem amor ! Roga pelos pais meeiros, explorados, doentes, desempregados, roga pelos sem teto, sem pão, sem instrução, sem defesa ! Roga pelas crianças que não podem nascer, roga pelos pais que não podem criar seus filhos com decência ! São tantas as ameaças contra a família... Mostra que és nossa Mãe: Pede a Jesus por todos nós ! Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria! Amém.

Oração Reparadora ao Imaculado Coração
Ó Coração Doloroso e Imaculado de Maria, transpassado de dor pelas injúrias com que os pecadores ultrajam vosso santo nome e vossas excelsas prerrogativas. Eis, prostrado a vossos pés, vosso indigno filho que, oprimido pelo peso das próprias culpas, vem arrependido, com ânimo de reparar as injúrias que, à maneira de penetrantes setas, dirigem contra vós os homens ousados e perversos. Desejo reparar com este ato de amor e submissão, que faço perante o vosso Coração amantíssimo, todas as blasfêmias que proferem contra vosso augusto nome, todas as ofensas que se fazem às vossas excelsas virtudes e todas as ingratidões com que os homens correspondem ao vosso maternal amor e inesgotável misericórdia. Aceitai, ó Coração (maculado, esta demonstração do meu fiel carinho e justo reconhecimento, com o firme propósito que faço de ser-vos fiel todos os dias de minha vida, de defender vossa honra quando a veja ultrajada e de propagar com entusiasmo vosso culto e vossas glórias.

Orações Diversas


Oração da Manhã (1)
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo , Amém. Bendito sejais, meu Deus, porque ainda me conservais a vida! Fazei, Senhor, que seja só para Vos servir. Glória Vos seja dada, ó Trindade santíssima, por mim e por todas as criaturas, agora e por todos os séculos! Amém. Não Permitais, Senhor, que eu tenha menos cuidado da minha alma que do meu corpo, nem que ela seja despojada da preciosa vestidura da graça divina. Adoro-Vos, ó meu Deus, e Vos agradeço os muitos benefícios que me tendes feito na alma e no corpo, especialmente o de me terdes guardado esta noite e conservado a vida até este dia. Quero, Senhor, emendar-me dos defeitos em que costumo cair muitas vezes e fugir de todas as ocasiões de pecar. Ó meu Deus, concedei-me a graça de cumprir este propósito e de viver até à morte na Vossa graça e Vosso santo amor. Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento do altar e a puríssima Conceição da bem-aventurada Virgem Maria, concebida em graça e sem mácula do pecado original, desde o primeiro instante do seu ser. 
Amém!

Oração da Manhã (2)
Senhor, no início deste dia, venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim, sintam a tua presença.
Senhor, reveste-me de tua beleza, e que, no decurso deste dia, eu te revele a todos. Amém

Orações da noite, com esquema de breve exame de consciência
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo com todo o coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia. Perdoai-me as faltas que hoje cometi e, se algum bem fiz, aceitai-o. Guardai-me durante o repouso e livrai-me dos perigos. A vossa graça esteja sempre comigo e com todos os que me são caros. Amém.
Meu Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as causas deles e os meios de os evitar.
Exame de consciência:
Deveres para com Deus: Lembrei-me de Deus durante o dia oferecendo-Lhe o meu trabalho, dando-Lhe graças, recorrendo a Ele com confiança de filho? Deixei-me vencer pelos respeitos humanos em algum momento? Fiz as minhas orações pausadamente com atenção e devoção?
Deveres para com o próximo: Tratei com dureza ou desprezo os demais? Tive a preocupação de ajudar os que me rodeiam, fazendo-lhes, além disso, a vida mais agradável? Preocupa-me também a sua vida religiosa? Fiz algum apostolado? Caí na murmuração? Sei perdoar? Rezei pelas pessoas que de algum modo me preocupam?
Deveres para comigo mesmo: Lutei pela minha própria santificação? Deixei-me levar por sentimentos de orgulho, vaidade, sensualidade? Esforcei-me por arrancar o meu defeito dominante? Recorri a Deus para que aumente em mim todas as virtudes e, especialmente, a fé, a esperança e a caridade?
Ato de contrição: Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.
Ao Anjo da Guarda: Anjo da Guarda, minha companhia, guardai a minha alma de noite e de dia.
Pelas Almas do Purgatório: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua. Descansem em paz. Amen.
Amado Jesus, José e Maria, dou-Vos o coração e a alma minha.
Amado Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.
Amado Jesus, José e Maria, expire em paz entre Vós a alma minha.
[Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai]

Santo Anjo
Santo Anjo do Senhor , meu zeloso guardador , se a ti me confiou a piedade divina , sempre me rege , guarda , governa e ilumina .
Amém

Oração da Criança
Jesus, hoje quero pedir-lhe uma porção de coisas, porque eu sei que Você sempre escuta a Oração das crianças. Veja Jesus, eu sou ainda uma criança, mas faça que eu cresça e seja gente de verdade, como papai e mamãe. Que eles sejam muito felizes; que eu os ame sempre; seja um filho obediente, e um dia, grande e bom como eles. Proteja meus professores, pois me ensinam tantas coisas bonitas . E eles me falaram que um dia você disse: “Deixai vir a mim os pequeninos”. Então, Jesus, acolha nos seus braços a mim, todos os meus coleguinhas e as crianças do mundo inteiro. Que todas nós sejamos alegres e felizes, e amanhã possamos fazer alguma coisa por aqueles que hoje fazem tanto por nós. Jesus eu lhe peço : “Fique sempre conosco e abençoe, hoje e sempre todas as crianças. (Rezar diariamente, junto com um Pai Nosso, uma Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz)

Oração Pelos Amigos
Pai, eu lhe peço que abençoe meus amigos que estiverem lendo esta mensagem.
Faça-lhes uma nova revelação de Seu amor e poder.
Espírito Santo, peço-lhe que ministre ao espírito deles neste momento.
Onde houver dor, conceda-lhes Sua paz e misericórdia. Onde houver dúvida, renove-lhes a confiança na Sua capacidade de operar através deles.
Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhes dê compreensão, paciência e força enquanto aprendem a se submeter a Sua direção.
Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que os renove revelando Sua proximidade e atraindo-os para maior intimidade com o Senhor.
Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhes Sua coragem.
Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida deles.
Abençoe suas finanças, conceda-lhes maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhes apoio e encoraje-os.
Dê a cada um discernimento para reconhecer as forças negativas que os rodeiam e revele-lhes o poder que têm no Senhor para derrotá-las.
Peço-lhe que faça todas essas coisas em nome de Jesus.
No amor cristão.
Passar esta mensagem para as pessoas consideradas amigas abençoará vocês todos.
Passá-la a quem não é considerado amigo é algo que Jesus faria.

Ó meus Jesus
Ó meu Jesus , perdoai-nos , livrai-nos do fogo do inferno , levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem .
Amém!

Invocações Diversas
Senhor Jesus , Filho do Deus vivo , tem piedade de mim.
Ó Maria , concebida sem pecado , rogai por nós que recorremos a vós.
Sagrado Coração de Jesus , eu tenho confiança em Vós.
Jesus , Maria , eu Vos amo. Salvai as almas.
Senhor , pelas Tuas graças que caem sobre mim , meu agradecimento sempre será : Jesus , eu Te amo !
Coração Imaculado de Maria , compadecei-vos de nós ! Refúgio dos pecadores , rogai por nós. Doce Coração de Maria , sede a nossa salvação.
Por amor ao Coração de Maria , daí-nos santos sacerdotes , ó Jesus !
Coração divino de Jesus , providenciai: alívio para as almas do purgatório ... conversão para os pecadores ... santas vocações sacerdotais e religiosas ... a santificação do clero ... a salvação e a santificação de toda a minha família.
A Luz de Deus me cura. O amor de Deus me envolve. O poder de Deus me protege. A presença de Deus vela por mim. Onde quer que eu esteja , Deus aí está.

Consagração ao Sacratíssimo Coração de Jesus
Eu (o seu nome), Vos dou e consagro, oh Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.
Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sê, ó Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim a Sua justa cólera.
Ó Coração de amor, deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade! Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.
Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós. Suplico-Vos que o meu nome seja escrito no Vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como Vosso escravo. Amém.

Orações ao Espírito Santo


Vinde , Espírito Santo
Vinde , Espírito Santo , enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos : Ó Deus , que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo , fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo , Senhor nosso.
Amém.

Espírito Santo, Deus de Amor
Espírito Santo, Deus de amor, concede-me: Uma inteligência que Te conheça; Uma angústia que Te procure; Uma sabedoria que Te encontre; Uma vida que Te agrade; Uma perseverança que, enfim, Te possua. Amém. Santo Tomás de Aquino

Oração ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a vontade do Pai. Amém. 
Papa Paulo VI

Vem, Espírito Santo
Vem, Espírito Santo, e envia do alto do céu um raio da Tua luz. Vem, pai dos pobres, doador da divina graça , e luz dos corações. És consolo e defensor, amável hóspede dos corações , e alívio incomparável. És descanso no trabalho, brisa no calor ardente e consolo na aflição. Ó ditosa luz divina, ilumina plenamente o coração dos Teus fiéis. Sem Ti não pode haver em homem algum, jamais, inocência nem bondade. Vem livrar-nos do pecado, abrandar a nossa aridez e curar as nossas feridas. Concede-nos que possamos superar a nossa obstinação, vencer a nossa apatia , e nos guardar no bom caminho. Aqueles que crêem em Ti e em Ti confiam, concede os Teus sete dons sagrados. Como prêmio da virtude, dá-lhes a felicidade e a alegria eterna.

Ó Espírito Santo
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação. Amém.

Oração pela Efusão do Espírito Santo
Vem, Espírito Santo, e renova em mim a chama do Teu amor. Enche-me de fé, Senhor, e revela com a Tua luz todos os meus pecados e traumas. Liberta-me, Espírito Santo, e faz de mim uma nova criatura. Santifica o meu espírito e alma, renovando também todo o meu ser, emoções, mente, ouvidos, olhos, lábios e atos. Capacita-me a viver a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo em toda a sua profundidade. E agora, Santo Espírito, dá-me os Teus dons para que eu possa melhor servir o reino de Deus, amando, indistintamente, todos os meus irmãos. Mas, acima de tudo, derrama o dom do louvor, para que, em tudo e por tudo, eu glorifique o Senhor Nosso Deus. Em nome de Jesus. 
Amém.

Oração pelos Dons do Espírito Santo
Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por Seu amor. Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião. Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais vos seja do agrado, siga em tudo vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos. Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria do espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo. Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, a fim de as evitar. Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e colóquio Convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, Maria Santíssima e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo. Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença, trema como os anjos diante da vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar vossos santos olhos! Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim vossas divinas bênçãos. Em nome de Jesus. Amém

Vem, Espírito Santo, Inunda-nos
Espírito do Pai, vivifica-nos! Espírito do Filho, salva-nos ! Amor eterno, abrasa-nos, com Teu fogo, inflama-nos, com Tua luz, ilumina-nos. Fonte viva, dessedenta-nos , de nossos pecados, purifica-nos. Por Tua unção, robustece-nos, com Teu consolo, recreia-nos, com Tua graça, guia-nos e protege-nos com Teus anjos. Não consintas jamais separarmo-nos de Ti e ouve nossa oração, Deus Espírito Santo. Toca-nos com Teu dedo e infunde-nos a torrente de virtudes. Fortalece-nos com Teus dons, deleita-nos com Teus frutos. Guarda-nos do inimigo mau, unge-nos para o combate derradeiro, ampara-nos na hora da morte. Chama-nos, então, para junto de Ti, para louvar, toda a eternidade, o Pai, o Filho e a Ti, com todos os santos, ó doce Consolador. Amém.

Menino Jesus


Oração ao Menino Jesus
Amantíssimo Senhor Jesus Cristo, que feito por nós Menino quiseste nascer numa gruta para livrar-nos das trevas do pecado, para atrair-nos a Ti e inflamar-nos em Teu santo amor, adoramos-Te como nosso Criador e Redentor,reconhecemos-Te e queremos-Te como nosso Rei e Senhor, e como homenagem oferecemos-Te todos os afectos do nosso pobre coração.
Amado Jesus, nosso Senhor e Deus, digna-Te aceitar esta oferta, e, a fim de que Te seja digna e agradável, perdoa-nos as culpas, ilumina-nos e inflama-nos com aquele santo fogo que vieste trazer ao mundo para acendê-lo em nossos corações.
Seja deste modo a nossa alma um altar, para oferecer-Te sobre ele o sacrifício das nossas mortificações. Faz que ela procure sempre a tua maior glória aqui na terra, a fim de que chegue um dia a gozar da tua infinita beleza no céu.
Assim seja.

S. João Batista

Oração a São João Batista
Glorioso São João Batista, que fostes santificado no seio materno, ao ouvir vossa mãe a saudação de Maria Santíssima, e canonizado ainda em vida pelo mesmo Jesus Cristo que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhum maior que vós; por intercessão da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como Mestre e apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, degolado iniqüamente por ordem de um rei, cujos desmandos e caprichos havíeis justamente denunciado.
Abençoai todos os que vos invocam e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Amém.

S. Miguel


São Miguel
Príncipe nobilíssimo da hierarquia angélica, valoroso guerreiro do Altíssimo, amante zeloso da glória do Senhor, terror dos anjos rebeldes, amor de todos os anjos corretos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel.
Querendo pertencer ao número dos vossos devotos e servos, me dou todo ( a ) a vós, dou - me e dedico - me e coloco o meu ser, todos os meus interesses, minha casa, família e quanto possuo sob a vossa proteção. É pequena a oferta da minha servidão, não sendo eu senão um miserável pecador, mas grande é o afeto de meu coração.
Lembrai - vos de que hoje em diante estou sob a vossa proteção e vós deveis em toda a minha vida assistir - me, procurar o perdão dos meus muitos pecados, alcançar - me a graça de amar de todo o meu coração Deus meu Pai criador a seu Filho Amado Jesus Cristo e a Imaculada e Sem Mancha Mãe de Jesus e minha mãe Maria e , ainda, conseguir - me o que for necessário par chegar à coroa da glória.
Travai sempre uma batalha com os inimigos de minha alma, particularmente na hora de minha morte terrena. Vinde então, o amado Arcanjo do Senhor, rogar por mim no último combate e, com vossa arma poderosa, lutai e expulsai para longe de mim, nas profundezas do inferno, aquele anjo maldito e desobediente que prostrastes um dia em uma batalha lá no alto dos céus.
Amém.

S. Gabriel


Oração a São Gabriel
(29 de setembro)
Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo! Amém