Paróquia Menino Jesus - Reserva-PR

terça-feira, 24 de maio de 2011

Orações ao Espírito Santo


Vinde , Espírito Santo
Vinde , Espírito Santo , enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos : Ó Deus , que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo , fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo , Senhor nosso.
Amém.

Espírito Santo, Deus de Amor
Espírito Santo, Deus de amor, concede-me: Uma inteligência que Te conheça; Uma angústia que Te procure; Uma sabedoria que Te encontre; Uma vida que Te agrade; Uma perseverança que, enfim, Te possua. Amém. Santo Tomás de Aquino

Oração ao Espírito Santo
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja! Um coração grande, desejoso de tornar-se semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa! Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário! Um coração cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e virilmente a vontade do Pai. Amém. 
Papa Paulo VI

Vem, Espírito Santo
Vem, Espírito Santo, e envia do alto do céu um raio da Tua luz. Vem, pai dos pobres, doador da divina graça , e luz dos corações. És consolo e defensor, amável hóspede dos corações , e alívio incomparável. És descanso no trabalho, brisa no calor ardente e consolo na aflição. Ó ditosa luz divina, ilumina plenamente o coração dos Teus fiéis. Sem Ti não pode haver em homem algum, jamais, inocência nem bondade. Vem livrar-nos do pecado, abrandar a nossa aridez e curar as nossas feridas. Concede-nos que possamos superar a nossa obstinação, vencer a nossa apatia , e nos guardar no bom caminho. Aqueles que crêem em Ti e em Ti confiam, concede os Teus sete dons sagrados. Como prêmio da virtude, dá-lhes a felicidade e a alegria eterna.

Ó Espírito Santo
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação. Amém.

Oração pela Efusão do Espírito Santo
Vem, Espírito Santo, e renova em mim a chama do Teu amor. Enche-me de fé, Senhor, e revela com a Tua luz todos os meus pecados e traumas. Liberta-me, Espírito Santo, e faz de mim uma nova criatura. Santifica o meu espírito e alma, renovando também todo o meu ser, emoções, mente, ouvidos, olhos, lábios e atos. Capacita-me a viver a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo em toda a sua profundidade. E agora, Santo Espírito, dá-me os Teus dons para que eu possa melhor servir o reino de Deus, amando, indistintamente, todos os meus irmãos. Mas, acima de tudo, derrama o dom do louvor, para que, em tudo e por tudo, eu glorifique o Senhor Nosso Deus. Em nome de Jesus. 
Amém.

Oração pelos Dons do Espírito Santo
Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por Seu amor. Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião. Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais vos seja do agrado, siga em tudo vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos. Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria do espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo. Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, a fim de as evitar. Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e colóquio Convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, Maria Santíssima e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo. Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença, trema como os anjos diante da vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar vossos santos olhos! Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim vossas divinas bênçãos. Em nome de Jesus. Amém

Vem, Espírito Santo, Inunda-nos
Espírito do Pai, vivifica-nos! Espírito do Filho, salva-nos ! Amor eterno, abrasa-nos, com Teu fogo, inflama-nos, com Tua luz, ilumina-nos. Fonte viva, dessedenta-nos , de nossos pecados, purifica-nos. Por Tua unção, robustece-nos, com Teu consolo, recreia-nos, com Tua graça, guia-nos e protege-nos com Teus anjos. Não consintas jamais separarmo-nos de Ti e ouve nossa oração, Deus Espírito Santo. Toca-nos com Teu dedo e infunde-nos a torrente de virtudes. Fortalece-nos com Teus dons, deleita-nos com Teus frutos. Guarda-nos do inimigo mau, unge-nos para o combate derradeiro, ampara-nos na hora da morte. Chama-nos, então, para junto de Ti, para louvar, toda a eternidade, o Pai, o Filho e a Ti, com todos os santos, ó doce Consolador. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário