Paróquia Menino Jesus - Reserva-PR

terça-feira, 24 de maio de 2011

Santo Rosário - Terços


Rosário da Virgem Maria

Como surgiu a oração do Santo Rosário
A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz.
O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
A oração verbal consiste em recitar quinze dezenas (Rosário completo) ou cinco dezenas do Ave Maria, cada dezena iniciada por um Pai Nosso, enquanto meditamos sobre os mistério do Rosário.
A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.

Ao contrário do que muitos pensam, o terço não é uma oração repetitiva.
Trata-se da meditação dos mistérios da vida de Cristo. A cada mistério, devemos honrar e glorificar a Deus por ser capaz de maravilhas em nossas vidas. Poderíamos dizer que, quem reza o Rosário e medita os seus mistérios proclama resumidamente todo o Evangelho... o conjunto dos 20 mistérios medidados evidencia toda a história da salvação do Novo-Testamento: desde a encarnação de Jesus até sua ascenção ao céu e o envio do Espírito Santo. Veja:

MISTÉRIOS GOZOSOS ou da ALEGRIA (SOBRE A INFÂNCIA DE JESUS) (segunda e sábado)
1º Mistério: Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38)
2º Mistério: Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56)
3º Mistério: Nascimento de Jesus em Jesus (Lc 2,1-21)
4º Mistério: Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-40)
5º Mistério: Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,41-52)

MISTÉRIOS DOLOROSOS (SOBRE A PAIXÃO DE JESUS) (terça e sexta-feira)
1º Mistério: Agonia morta de Jesus no horto das Oliveiras (Mt 26,36-56)
2º Mistério: Flagelação de Jesus atado à coluna(Mt 27,11-26)
3º Mistério: Coroação de espinhos de Jesus por seus algozes (Mt 27,27-31)
4º Mistério: Subida dolorosa do Calvário (Jo 19,17-24)
5º Mistério: Crucificação de Jesus (Jo 19,25-37)

MISTÉRIOS GLORIOSOS (SOBRE A RESSURREIÇÃO DE JESUS E ASSUNÇÃO DE SUA MÃE MARIA) (quarta-feira, e domingo).
1º Mistério: Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 20, 1-18)
2º Mistério: A ascensão Gloriosa de Jesus ao Céu (Lc 24, 50-53)
3º Mistério: Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Ato 2,1-13)
4º Mistério: Assunção Gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5º Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu(Apo 12, 1-4)

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1º Mistério: Batismo do Senhor no Jordão (Cor 5, 21 – Mt 3, 17)
2º Mistério: Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3º Mistério: A proclamação do Reino (Mc 1, 15)
4º Mistério: A Transfiguração de Jesus (Lc 9, 35)
5º Mistério: Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1)

O “terço” assim se chama porque antes do Papa João Paulo II incluir os mistérios luminosos, tínhamos apenas 3 mistérios na oração. A oração de todos os três mistérios chamamos Rosário. A oração de apenas um mistério tratava-se, então, da oração de “um terço” (1/3) de “um” (1) Rosário. Agora que temos 4 mistérios no Rosário, o terço deveria se chamar “quarto”, pois na oração de apenas um mistério, estaremos contemplando apenas um dos 4 mistérios do Rosário, “um quarto”(1/4). Mas por questão de costume, ainda chamamos o “quarto” de “terço” mesmo.
Fora essa confusão numérica que eu devo ter acabado de criar na sua cabeça, o objetivo deste breve tópico é mostrar que:
- o terço é a contemplação da vida de Cristo;
- não é uma oração repetitiva;
- não é uma oração Mariana, é uma oração de fisionomia Mariana.
É, portanto, uma oração Cristológia (ou seja, dirigia a Cristo) pois contemplam-se os mistérios da vida de Cristo. E essa oração é feita COM Maria, pois, ao contemplarmos os mistérios da nossa redenção, fazemos isso juntamente com nossa Mãe Maria.

Como rezar o terço?

- inicia-se com o sinal-da-cruz
- oferecimento
- segurando a cruz do terço, reza-se o credo
- seguem-se um pai-nosso, três ave-marias e um glória-ao-pai
- anúncio do Mistério, a leitura bíblica e uma pausa de silêncio, para meditar;
- começa a recitação das dezenas;
- em cada mistério, rezam-se, 1 pai-nosso, 10 ave-marias, 1 glória-ao-pai e, no final, a jaculatória: "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aqueles que mais precisarem".- na última dezena de cada terço, termina-se com as seguintes orações:
"Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebe­mos todos os dias de vossas mãos liberais, dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos alegrar vos saudamos com uma salve-rainha:
Salve Rainha! Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, Salve! A vós brandamos os degregados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. O clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo"

Rosário da Paixão
No início, reze-se um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.
Nas contas grandes: “Nós Vos adoramos e louvamos, Jesus Divino, por-que pela Vossa Paixão e Morte remistes o mundo.”
Nas contas pequenas: “Pelos merecimentos de Vossa Paixão e Mortes, perdoai-nos Jesus!”
Fechado cada dezena: “Tende piedade de nós, Senhor, tende piedade de nós!”
No fim do Terço, rezar três vezes: “Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.” Amém

Terço da Divina Chama
Faz-se o sinal-da-cruz e reza-se o Credo e três Ave-Maria
Nas contas grandes
Rezar o PAI-Nosso.
Nas contas pequenas
Vinde, Espírito, sede a nossa força e o nosso entendimento.
Ao final
Vinde, Espírito Santo, fazei de nós receptáculos de Vossos dons, para que possamos fornecer a nossos irmãos o caminho seguro nestes tempos confusos. Em nome do Pai, do Filho e pelo Espírito Santo. Amém.

Terço da Misericórdia
No Princípio : Pai-Nosso ... Ave-Maria ... Creio ...
Nas contas grandes do Pai-Nosso :
Início : Eterno Pai , eu Vos ofereço o Corpo e Sangue , Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho , Nosso Senhor Jesus Cristo , em expiação dos nossos pecados e dos pecados do mundo inteiro.
Fim : Oh , Sangue e água que jorraste do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós , eu confio em Vós.
Nas contas pequenas da Ave-Maria :
Pela Vossa dolorosa paixão , tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
No fim do Terço :
Deus Santo , Deus forte , Deus imortal , tende piedade de nós e do mundo inteiro .(3 vezes)

Terço do Amor
No Princípio : Pai-Nosso ... Ave-Maria ... Creio ...
Nas contas grandes do Pai-Nosso: Doce coração de Jesus , sede meu amor ! Doce coração de Maria , sede minha salvação !
Nas contas pequenas da Ave-Maria: Jesus , Maria , eu Vos amo ! Salvai nossas almas !
No fim do Terço: Sagrado Coração de Jesus , fazei que eu Vos ame cada vez mais ( 3 vezes ) .

Rosário da Sagrada Face
Oferecimento
Ó Sagrada Face adorável do Divino Redentor, Espelho de sofrimento, emblema santo de dor, Pelos tormentos atrozes sofridos em Vossa Cruz, Aceitai nossas torturar, para consolar-Vos, Jesus.
Sobre a cruz
Reza-se o Credo
Nas três primeira contas pequenas “Sagrada Face do Senhor, Inflamai-nos Vosso Amor!”
Nas contas grandes “Por tudo quando sofrestes por nossa salvação, ponde fim à nossa mágoa! Alívio à nossa aflição!”
Nas contas pequenas “Sagrada Face do Senhor, Aliviai a nossa dor!”
Depois de cada mistério “Face de Jesus, Suavizai a nossa Cruz!”
Consagração
Ó meu bom Jesus, que quiseres salvar o mundo de hoje com aquele infinito amor com que foi criado e redimido, incluí-me também entre aqueles que querem trabalhar pelo triunfo de Vosso reino de amor na terra.
Recebi, para este fim, a total entrega de todo o meu ser. Disponde de mim. Quero difundir a imagem de Vossa Divina Face, para que em todas as almas Vossa imagem se renove. Jesus, operai milagres de conversão. Chamai apóstolos para este nova era, que por sua vez se encarregue dessa nova missão. Que as ondas de Vosso misericordioso amor se espalhem sobre o mundo inteiro e, afundando e destruindo os males, renovem a terra e façam com que os homens, ao sentir seus corações tomados de caridade, voltem a viver o Santo Evangelho à luz deste sol que é a Vossa Face.

Terço da Fé
No Princípio : Pai-Nosso ... Ave-Maria ... Creio ...
Nas contas grandes do Pai-Nosso :
Eu Sou o pão da vida , este é o meu corpo , isto é o meu sangue . Crês nisto ?
Nas contas pequenas da Ave-Maria :
Meu Senhor e meu Deus eu creio , vem em auxílio a minha falta de fé.

Terço da Providência
Início
Reza-se o Credo
Nas contas grandes “Mãe da Divina Providência: PROVIDÊNCIA !”
Nas contas pequenas “DEUS provê, DEUS proverá, Sua misericórdia não faltará!”
Oração final
Vinde, Maria, chegou o momento. Valei-nos agora e em todo tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxilio no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai de sois Mãe de Amor e de Bondade, agora que é grande a necessidade.
Amém.

Terço do Espírito Santo
No Princípio : Pai-Nosso ... Ave-Maria ... Creio ...
Nas contas grandes do Pai-Nosso :
Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minha testemunha .
Nas contas pequenas da Ave-Maria :
Vinde Espírito Santo .
No fim do Terço :
Vinde , Espírito Santo , enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos : Ó Deus , que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo ,
fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e
gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo , Senhor nosso.
Amém

Terço da Libertação e Cura
Creio + Homenagem a Santíssima Trindade.
Pai - Nosso = Se Jesus me libertar serei verdadeiramente livre.
Ave Maria = Jesus tende piedade de mim, ou Jesus cura-me, ou Jesus salva-me, ou Jesus liberta - me.
e o Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!

Terço de São José
Mistérios
1º Encontro de Maria e José e o noivado 2º Informado pelo Anjo, José sabe de agora em diante que Maria será mãe do Salvador. 3º No presépio de Belém, José e Maria adoram o Filho de DEUS. 4º Para escapar do massacre dos inocentes ordenado pelo rei Herodes, José foge para o Egito com Jesus e Maria. 5º Após a morte do rei Herodes, José retorna a Nazaré com Jesus e Maria.
Nas contas grandes
Meu glorioso São José, em vossas maiores aflições e tribulações, o Anjo não vos valeu? Valei-me, São José!
Nas contas pequenas
São José, valei-me!
Oração do oferecimento ao final
A vós, glorioso São José, ofereço este Terço em louvor e glória a Jesus, Maria e a vós, para que sejais minha luz, meu guarda, meu guia, minha proteção, defesa, amparo, fortaleza e alegria em todos os meus trabalhos, tribulações e agonias. Pelo nome de Jesus e pela glória de Maria, imploro o vosso poderoso patrocínio, para que me alcanceis a graça que tanto desejo. Falei em meu favor, advogai a minha causa, diante de Cristo, no Céu, na terra, e alegrai a minha alma, para honra e glória de Jesus, e de Maria e vossa. Amém.
Glorioso Patriarca São José, rogai por nós.

Terço do Louvor
O Terço do Louvor pode ser rezado em qualquer ocasião ou lugar, usando um Rosário comum, você rezará nas contas maiores, onde se reza o Pai Nosso, a seguinte oração: “Senhor, abri meus lábios a fim de que minha boca anuncie vossos louvores. (cf. Sl 50,17)”
Nas contas menores, onde se rezam as Ave-Marias: “Jesus, te louvo e te bendigo... (Colocando aqui o seu motivo de louvor)”
Por exemplo: “Jesus, te louvo e te bendigo... pelo Espírito Santo; ...pela Eucaristia; ...pelo meu pároco; ...pelo meu emprego; ...pelo meu marido; ...pela minha esposa; ...pelos meus filho; ...pelo sol; ...por minha saúde; ...por minha igreja.
Você pode acrescentar inúmeras outras intenções, rezando o terço inteiro ou uma intenção em cada dezena.
Finalizamos cada dezena rezando: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.”
Amém.

Terço ao Sagrado Coração de Jesus
No início, reza-se o Credo
Nas contas grandes: “Lembrai-vos, ó misericordiosíssimo Jesus, que sois Pai, bondosíssimo e cheio de ternura para com os vossos filhos. Certo de vosso infinito amor, entrego-me ao Vosso coração, com alegria e doce confiança em minha súplicas, segundo vossas palavras: Pedi e recebereis. Buscai e achareis. Batei e abrir-se-vos-á. Eu bato, procuro e peço esta graça que me é tão necessária (pedir a graça). Tudo para maior glória de DEUS e bem de vossos filhos.” Amém
Nas contas pequenas: “Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós.”
Ao final, reza-se a Salve-Rainha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário